Antiguidade Oriental

O desenvolvimento das sociedades


A sociedade começou com pessoas nômades passando a viver em terras inabitadas, trabalhando com agricultura e animais. Essas terras eram localizadas perto dos três principais rios da Mesopotâmia (Tigre, Eufrates e Jordão), que depois ficou conhecida como crescente fértil.


Rio Tigres

Poder, religião e cultura


A sociedade se organizava em grupos familiares, que durante o tempo foram se reproduzindo, e agregados também se juntavam a eles. Cada união tinha um patriarca, nome dado ao “líder”, geralmente a pessoa mais velha do grupo. O poder era centralizado na mão do patriarca, e para se organizarem melhor, algumas outras pessoas ajudavam-o a fiscalizar as terras, registrar fatos, coletar impostos, etc.


Algumas comunidades desenvolveram rituais de sepultamento, além de glorificarem deuses, por conta dos diversos elementos da natureza.


Mesopotâmia


Região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, significa terra entre rios. 


Na Mesopotâmia, a base econômica era agricultura por um sistema de drenagem. Os povos construíam córregos desviados dos rios e entravam entre as lavouras. Com isso eles passaram a produzir alimentos e viver em um local urbanizado.


Religião presente na Mesopotâmia


Os deuses eram venerados por acreditarem que a religião vinha deles. Por serem poderosos, os reis tinham maiores privilégios, tendo assim, autoridade sobre a religião do povo. 


A astrologia que conhecemos hoje, começou a ser estudada pelos sacerdotes babilônicos, pois eles observavam os astros diariamente


Povos sumérios e acadianos


Os sumérios foram os primeiros a chegarem na Mesopotâmia, além de criarem sua própria escrita, construírem barragens e canais de irrigação. Eles também fizeram catedrais, denominadas zigurates, que funcionava como armazém para comércio e templos religiosos.


Os acadianos, originados dos semitas, eram nômades que chegaram na região da Mesopotâmia e estabeleceram uma comercialização com os sumérios. Depois que conquistar a região sumeriana, os acadianos adotaram o sistema da centralização do poder na mão de um monarca, além de usufruírem de alguns costumes sumérios. 


Povos babilônicos


A babilônia era uma grande cidade da Mesopotâmia. O rei Hamurabi criou leis para melhor convivência na sociedade que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi. Além disso o povo babilônico que observavam os astros, criou seu próprio calendário.


Assírios


Os assírios era o povo mais temido da região pelo fato de viverem por conquistas, pilhagens e guerras, eles também construíam suas próprias armas que eram bastante poderosas e sofisticadas, e sustentavam a nobreza por pagarem impostos ao Assurbanípal, rei da sociedade na época.


Império Neobabilônico


Os assírios perderam a região para os caldeus por meio de uma guerra, fazendo a Babilônia voltar a ter seu antigo destaque, por isso o nome “neobabilônicos”. Tudo isso foi feito sob o reinado de Nabucodonosor, o rei mais popular da época, que ficou conhecido pelo seu ato de embelezar seu reino de várias formas. 


Os caldeus quiseram ampliar seu domínio, mas acabaram por serem derrotados pelos egípcios.


Escrito e Publicado por: Isabela Pezzinatto e Davi Junqueira.

Comentários

Postar um comentário